O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do RS realizou nesta quarta-feira (10) e repetirá na sexta-feira (12) rodadas de apresentação online de soluções tecnológicas para municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As iniciativas fazem parte do Catálogo de Soluções Tecnológicas, um acervo coletado pela Sict desde setembro do ano passado e que reúne soluções e propostas tecnológicas para as cidades afetadas pela enchente.
— O objetivo é buscar soluções a partir das ocorrências ambientais, com ações e propostas que toquem as necessidades da sociedade por meio do que as cidades estão enfrentando —explicou a secretária Simone Stülp.
Ao todo, são 270 soluções que estão presentes do formulário, iniciativas do RS, do Brasil e até de fora do país. Conforme a secretária, o catálogo nasce com a ideia de ter, em um lugar único, informações e soluções tecnológicas da Academia, startups, empresas e até de pessoas físicas que possam ser aplicadas aos afetados pela enchente.
— Mas, acreditamos que não basta ter um catálogo publicado na web, por isso trabalharmos na aproximação das cidades que estão passando por esses problemas, por meio dessas rodadas de conexões — completou.
Entre as soluções, constam iniciativas para a gestão humanitária de abrigos, habitação, infraestrutura digital governamental resiliente e melhoria e expansão de serviços em situações de emergência, além de destinação de móveis e utensílios danificados, prevenção e contingência para desastres naturais, monitoramento da qualidade do ar, monitoramento de lixo urbano, limpeza urbana, monitoramento de ruído, monitoramento do nível das águas, reconstrução e resiliência logística e tratamento de efluentes.
Para inscrever as suas ideias, basta acessar o formulário no site da Sict. Ele segue aberto e não há expectativa de que seja fechado. Toda ideia inscrita passa por uma consultoria formado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS), o Sebrae, o GovTech Lab e o South Summit Brazil.