O deputado estadual Pepe Vargas (PT) questiona o posicionamento de integrantes da reitoria da UFRGS e da comunidade acadêmica publicado pela coluna na sexta-feira (5), segundo os quais "ninguém sabe de nada" sobre o tema da criação de um eventual campus em Caxias do Sul, na Serra. Um influente doutor da universidade afirmou que essa seria uma ação restrita a deputados do PT em articulação com o ministro Paulo Pimenta, sem conversar com a instituição.
- Creio que o doutor da UFRGS deveria ser mais atento ao que ocorre na região da Serra. Tal comentário demonstra total desconhecimento. Esta bandeira já existiu no passado, inclusive com reuniões públicas da reitoria da UFRGS com a comunidade regional - disse Pepe, em mensagem à coluna.
O deputado explica que, em 2023, apresentou requerimento na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa para realização de audiências públicas, com a finalidade de debater o Plano Plurianual da União. Uma das reuniões ocorreu na Câmara de Caxias do Sul.
- Nela incluímos a proposta de criação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Esta proposta foi a mais votada na região da Serra no PPA participativo, foi a 7ª mais votada em todo o Brasil para a criação e ampliação de novas IES; a 9ª mais votada na votação geral do estado do RS; a 20ª mais votada em todo o Brasil para investimentos e obras; e a 96ª mais votada entre todas as propostas.
Pepe argumenta que a luta para se ter uma universidade federal na região é antiga - e, a partir do encontro, foram feitas gestões em Brasília para atender a essa necessidade. A opção por um campus da UFRGS seria do governo federal. Segundo Pepe, o resultado da votação foi possível graças a mobilização da região com apoio da Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste, do Parlamento Regional (Associação das Câmaras de Vereadores) e de entidades da sociedade civil. Deputados, vereadores e prefeitos de praticamente todos os partidos defendem a proposta, diz.
Leia aqui outras colunas.