O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Chega na noite deste sábado (6) e fica durante o domingo (7) em Balneário Camboriú (SC) o presidente da Argentina, Javier Milei. Ele participará da Conferência de Ação Política Conservadora, congresso que reunirá nomes da direita tradicional e da extrema direita ao longo do fim de semana.
Além de Milei, o ex-presidente Jair Bolsonaro também está confirmado. Do Rio Grande do Sul o deputado federal Zucco (PL), próximo a Bolsonaro, será um dos palestrantes. Conforme o parlamentar, sobre o argentino, a expectativa é ouvir as palavras "de um legítimo representante da direita conservadora da América Latina".
— Minha intenção é encontrar (Milei) e falar sobre os produtos gaúchos. Buscar uma aproximação de empresários e produtores do nosso Estado com ele — afirmou Zucco à coluna.
Além do presidente argentino, nomes como o ex-deputado chileno José Antonio Kast, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP); Nikolas Ferreira (PL-MG); Ricardo Salles (PL-SP); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL);o secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite; o senador Magno Malta (PL-ES); e outros parlamentares estarão presentes.
O evento
O congresso é realizado no Brasil desde 2019, quando Eduardo Bolsonaro trouxe a iniciativa dos Estados Unidos. A conferência ocorrerá no Expocentro Balneário Camboriú, com a expectativa de receber 5 mil pessoas.
A coluna também conversou com Guilherme Colombo, um dos organizadores do evento em Santa Catarina. A escolha da cidade foi motivada, segundo ele, pela proximidade com os aeroportos de Florianópolis, Joinville e Navegantes. Ele participou da logística do evento, atuando em questões de espaço e mapeamento de áreas, além de contato com patrocinadores. Colombo explica que a organização começou em meados de janeiro e fevereiro, e o convite para Milei participar partiu do próprio Eduardo Bolsonaro.
— A presença dele aqui mostra o tamanho do evento. Traz a legitimidade como o maior evento conservador da América Latina — afirmou.
Leia aqui outras colunas.