O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo União Brasil, Thiago Duarte, fez críticas à atual gestão da prefeitura de Porto Alegre na prevenção às enchentes de maio deste ano. Conforme ele, a atual gestão negligenciou o cuidado com o sistema de proteção da cidade, supondo, inclusive, que isso teria ocorrido de forma proposital. As declarações foram feitas durante sabatina na tarde desta quinta-feira (27) realizada pela Folha de S. Paulo e o portal UOL.
— Estou falando sobre o ponto de vista técnico e não político. A gente escuta os arquitetos, engenheiros e os servidores do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos), de que houve uma precarização do serviço do departamento ao longo das duas últimas gestões da prefeitura, no sentido, inclusive, de fazer esse departamento valer menos, para possibilitar venda ou entrega — afirmou.
Durante a sabatina, o deputado disse que, em 2023, não houve investimentos para a melhoria do sistema de prevenção.
— Das 20 casas de bombas, mais de 10 não funcionaram. Alguns diques romperam. Isso mostra que a prefeitura negligenciou o cuidado com o sistema de proteção da cidade. Negligenciou propositalmente —completou.
Segundo ele, o prefeito Sebastião Melo (MDB) responderá politicamente sobre os atos e — se caso comprovado a prática proposital — também precisa ser responsabilizado.
A sabatina completa está aqui aqui. Nesta sexta-feira (28), a pré-candidata do PT, deputada federal Maria do Rosário, será a entrevistada. De acordo com a Folha, Melo optou por não participar.