O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Uma manifestação reuniu cerca de 25 pessoas em frente ao consulado do Paraguai, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (24) para protestar contra o fechamento da representação diplomática no Rio Grande do Sul. Com cantos e faixas de "no se cierre el consulado" (não feche o consulado), os participantes produziram um abaixo-assinado que será encaminhado aos senadores que compõem a Comissão de Relações Exteriores paraguaia.
— Vamos encaminhar para o senador Gustavo Leite, que é o presidente da comissão no Senado. Entrei em contato com ele por e-mail, e eles (os senadores) vão se reunir na próxima sexta-feira (26) para tratar sobre o assunto no Paraguai — explicou a representante da comunidade de paraguaios no Rio Grande do Sul, Diana Cascán Valiente.
Um documento assinado no fim do mês passado pelo Ministério de Relações Exteriores do Paraguai confirmou a decisão do governo paraguaio de reestruturar as representações diplomáticas no Exterior. O texto informa que a operação das atividades com atendimento ao público se encerra no dia 30 de maio. Já o encerramento completo das atividades se dará no dia 30 de junho, quando deve iniciar o processo de rescisão do contrato com a sede local.
O RS conta com 3 mil imigrantes, espalhados pelo Estado. A paraguaia Alícia Frutos Gomes mora há 27 anos no Brasil, onde tem filha e neta.
— Senhor chanceler, limpe a sua casa e não o nosso consulado. Teremos que ir a Curitiba, São Paulo ou Foz do Iguaçu. Isso custa dinheiro, e somos simples trabalhadores. Espero, senhor presidente, que seja humano, consciente e patriota. O consulado é nosso país, onde erguemos a bandeira, e somos paraguaios — afirmou em depoimento à coluna.
O governo paraguaio fechará sete consulados, sendo quatro na Argentina, um na Bolívia e dois no Brasil — além do prédio na capital gaúcha, a representação diplomática de Campo Grande (MS). A sede mais próxima de Porto Alegre ficará em Curitiba (PR).