O governo federal lança neste sábado (25) uma campanha institucional contra desinformação e discursos de ódio em redes sociais. Uma plataforma agrupa conteúdos desmentindo informações falsas (fake news) que circulam pelas plataformas digitais.
Capitaneada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a campanha se chama "Brasil contra fake".
O site reúne conteúdos desmentindo informações falsas sobre ações oficiais. Dois exemplos que já estão disponíveis ao longo do dia: "É falso que Lula prometeu confiscar poupança e aumentar o Imposto de Renda" e "General da Marinha não puniu presidente por navios iranianos". Essas são duas das "notícias" falsas que circularam pelas redes sociais nos últimos meses.
Na página, o usuário também pode denunciar informações falsas que estejam ganhando espaço nas plataformas como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
Spots publicitários da campanha serão transmitidos ao longo da programação na TV, com histórias reais de pessoas atingidas por desinformação.
- Este é um chamado para nos unirmos contra o ódio espalhado pelas fake news, informações falsas que podem destruir a democracia e, mais do que isso, destruir famílias, reputações, vidas - diz um dos texto que apresenta a campanha (assista ao vídeo acima).
Conforme o ministro Paulo Pimenta, a plataforma digital reunirá ainda conteúdo trabalhado por agências de checagem de dados e que, a partir de método jornalístico, desmentem informações falsas.