O empresário gaúcho Erasmo Battistella, diretor presidente da BSB Bios, foi convidado pelo governo Lula e aceitou integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o chamado "Conselhão", que está sendo recriado pela atual gestão.
O órgão reúne representantes da sociedade civil, entre eles CEOs de grandes empresas brasileiras.
Ao confirmar sua participação, Battistella afirmou à coluna que sua atuação será em defesa do segmento do biodiesel, da transição energética e dos biocombustíveis e no sentido de fortalecer a indústria brasileira.
Outros nomes de peso estarão no time, que será integrado por mais de 150 pessoas. Alguns confirmados, além de Battistella: a empresária Luiza Trajano, que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza, o advogado Marco Aurélio Carvalho, do grupo Prerrogativas, a advogada Vera Lúcia, ativista da causa racial, e Rosângela Lyra, do Polícia Viva, ex-CEO da Dior no Brasil.
O Conselhão foi recriado oficialmente na sexta-feira (24), por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União. O colegiado, em sua primeira versão, tivera origem no primeiro mandato de Lula e fora extinto pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2019.
Além de levar novas ideias na área econômica e social, o conselho tem o objetivo de promover uma espécie de ponte com setores que, eventualmente, não apoiaram amplamente a candidatura de Lula nas eleições, como o agronegócio.
Battistella é um dos mais influentes empresários do agronegócio brasileiro, referência na área de bioenergia e líder na produção de biodiesel no país. Ele é técnico agrícola e administrador de empresas.
Em 2005, fundou a BSBios com o objetivo de produzir biodiesel em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, posteriormente adquiriu uma outra unidade em Marialva, no Paraná. Com isso, a BSBIOS se tornou a maior produtora de biodiesel do Brasil.