No último dia 24 de julho, a guerra na Ucrânia completou cinco meses. O conflito, que, para muitos analistas, teria um fim rápido, com a tomada da capital ucraniana, Kiev, e do restante do país pelas tropas russas, se prolonga, com sinais de cansaço de ambos os lados.
No campo de batalha, a Rússia enfrenta desgaste e problemas logísticos: retirou-se da região de Kiev, diante da resistência acima do esperado enfrentada no front para concentrar forças no leste do país. A Ucrânia, com forte apoio do Ocidente, resiste e prepara contra-ataque em áreas do Sul.
GZH reúne neste especial um pacote de conteúdos que analisam, explicam e relembram os principais fatos do conflito, que não apenas provocou a maior crise internacional dos últimos anos como também afetou o nosso dia a dia — elevando preços de combustíveis, por exemplo.
No material, colunistas analisam os impactos da guerra em suas áreas — política internacional, segurança, economia, agronegócio e cultura. Você encontra também um glossário do conflito, com termos como "bombas de fragmentação", "armas químicas", "Donbass", entre outras expressões que se tornaram comum na rotina do conflito. Uma área foi reservada aos avanços e retrocessos no front, em um videográfico. E, ainda, há uma seção com áudios da Rádio Gaúcha dos primeiros dias de conflito e os vídeos que produzi durante os 11 dias de cobertura da guerra, como enviado ao Leste Europeu.
O material, que tive a honra de organizar, foi produzido por Douglas Menezes, Carlos Garcia e Jonatan Sarmento e contou com a colaboração dos colunistas Giane Guerra, Marta Sfredo, Humberto Trezzi, Gisele Loeblein e Ticiano Osório. Boa experiência!