Um evento reunirá no próximo dia 30, em Porto Alegre, representantes de seis países, além do Brasil, para discutir oportunidades internacionais de negócios para o Estado. Organizado pela Federasul, o chamado "Encontro de Embaixadores" será retomado depois de 16 anos.
Conforme o presidente da entidade, Anderson Trautman Cardoso, a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia forçam reflexões e abrem oportunidades de inserção do Estado no cenário global. Desde a última edição, em 2006, segundo ele, o mundo se globalizou ainda mais, as cadeias de suprimento não são mais regionais, como ocorria naquela década, e o Brasil se abriu para as relações internacionais.
- No início dos anos 2000, tínhamos um encontro de embaixadores bastante institucional. O objetivo agora é torná-lo mais pragmático, voltado efetivamente a pontos importantes para a geração de negócios para o Estado, e com atenção às oportunidades que estão surgindo no cenário internacional - diz o presidente.
Segundo o dirigente, o fechamento da China, em razão da covid-19, continua desequilibrando setores, como de microchips. Além disso, a guerra na Ucrânia tem afetado as cadeias de suprimentos essenciais, como alimentos e energia.
- Esse contexto internacional se torna mais relevante para o setor econômico. Com essa preocupação, a gente retoma a discussão para que a Federasul possa dar sua colaboração para, além do cenário regional, em que apoiamos reformas, como adesão ao regime de recuperação fiscal, também nos contextos federal e internacional - pondera.
Além da Federasul, o evento conta com parceria de Fiergs, Farsul e Fecomércio. Serão três painéis: o primeiro, abordará a inovação como base para o desenvolvimento, com a participação do embaixador de Israel, Daniel Zonshine, e o cônsul geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen. O segundo, que tratará das relações comerciais do Estado com a China, contará com participação da ministra-conselheira do país, Shao Yinjun. O terceiro painel terá como tema a situação econômica dos vizinhos ao Brasil e as relações comerciais com a União Europeia. A mesa contará com o cônsules do Uruguai, Liliana Buonomo, e da Argentina, Jorge Perren. Também haverá uma apresentação da visão da Alemanha sobre o tema, feita pelo cônsul alemão na Capital, Milan Simandl.
O evento é aberto ao público e gratuito. Inscrições podem ser feitas pelo link https://encontrodeembaixador.eventize.com.br/inscricao.php
Programação
Encontro de Embaixadores - 30 de junho
Local - Salão Nobre do Palácio do Comércio (Largo Visconde do Cairú, 17, sétimo andar, Centro Histórico, Porto Alegre)
Horário - das 13h às 18h
13h - Abertura
Presidente da Federasul - Anderson Trautman Cardoso
Presidente da Farsul - Gedeão Pereira
Governador Ranolfo Vieira Júnior
14h - Inovação como base para o desenvolvimento
Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine
Anfitrião: presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso
Visão dos EUA sobre o tema - Cônsul-geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen
15h30min - Relações comerciais do RS com a China
Ministra conselheira da Embaixada da China no Brasil, Shao Yingjun
Presidente da ABPA, Ricardo Santin
Anfitrião: presidente da Farsul, Gedeão Pereira
16h45min - Situação econômica dos países vizinhos e perspectivas das relações comerciais com a União Europeia
Cônsul geral da Argentina em Porto Alegre, Jorge Enrique Perren
Cônsul geral do Uruguai em Porto Alegre, Liliana Buonomo Zabaleta
Anfitrião: secretário de Desenvolvimento do Estado, Joel Maraschin
Visão da Alemanha sobre o tema: cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre Milan Simandl
18h - Encerramento