O fotógrafo brasileiro, Marcio Pimenta, 46 anos, foi aceito como fellow internacional e, agora, integra o time de exploradores do mítico The Explorers Club, que já teve entre seus membros o astronauta Neil Armstrong e a aviadora Amelia Earhart.
Com sede em Nova York, ao lado do Central Park, no Upper East Side, este clube exclusivo fundado em 1904 se dedica ao avanço da pesquisa de campo, exploração científica, conservação dos recursos naturais e aos ideais que são vitais para preservar o instinto humano de explorar.
- A missão é inspirar a exploração e a proteção de lugares selvagens, desde nosso sertão até nossos oceanos, picos de montanhas e galáxias distantes - enquanto mantemos um espírito de companheirismo entre exploradores e a comunidade científica - afirma Pimenta.
Assim, o explorador e fotógrafo está agora na companhia de Amelia Earhart (pioneira da aviação), Jacques-Yves Cousteau (oceanógrafo e documentarista), do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, do brasileiro Marechal Rondon e de outros grandes cientistas e aventureiros.
Pimenta nasceu em São Paulo, cresceu em Salvador, e, há três anos, escolheu morar em Porto Alegre, onde montou seu ateliê. Ele acaba de retornar da Patagônia e da Terra do Fogo, em uma expedição que teve como objetivo recontar a história sobre a etnia Selk’nam (parte do resultado da viagem ilustra esse texto), até então tida como extinta. Entre seus trabalhos está o livro fotográfico "Yazidis", pela Editora Artisan, no qual ele apresenta imagens de sua incursão ao Iraque para retratar o povo yazidi, o mais perseguido pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
Também esteve diversas vezes na Amazônia para fotografar os incêndios florestais. Desde 2018, ele viaja por toda América do Sul cobrindo os impactos das mudanças climáticas. Suas histórias são publicadas na National Geographic e outras grandes publicações. Em 2022, ele irá partir em novas expedições, uma delas para percorrer os caminhos de Charles Darwin na Patagônia. Além de membro do Explorers Club, ele é bolsista do Pulitzer Center.