A morte de George Floyd em Minneapolis (Minnesota) e os tiros contra Jacob Blake em Kenosha (Wisconsin) expuseram nos últimos meses o racismo nos Estados Unidos.
Nos dois episódios, o problema esteve relacionado à violência policial contra negros, mas o segregacionismo se manifesta em outros fenômenos sociais no país. Não é um tema recente. Ao contrário, o racismo é uma chaga aberta na sociedade americana que nem a eleição do primeiro presidente negro da história do país, Barack Obama, em 2008, conseguiu amenizar.
As cenas revoltantes de um policial asfixiando Floyd com o joelho e os tiros pelas costas contra Blake reforçaram movimentos de protestos dentro e fora dos Estados Unidos e tornaram a questão um tema da disputa eleitoral entre Donald Trump e Joe Biden. No episódio desta semana da série "O mundo em 3 minutos", explicamos as origens do racismo e os reflexos do problema nos últimos anos.
Se você quiser conhecer mais outros temas internacionais do momento, acesse os outros vídeos da série - já falamos sobre as convenções partidárias nos EUA, sobre o que o TikTok tem a ver com a disputa comercial americana e chinesa e sobre a crise em Belarus. Todos de forma didática e ilustrativa. A edição é do Matheus Leite, nesse projeto que estamos fazendo na coluna em @GZH.