Advogada, escritora e ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama protagoniza o podcast “The Michelle Obama Podcast”, disponível no Spotify, a partir desta quarta-feira (29).
Ouvi o primeiro programa da série e listo, abaixo, cinco motivos pelos quais acredito que você deve também dedicar 48 minutos do seu tempo a escutar o bate-papo, disponível apenas em inglês.
1 A protagonista
Michelle Obama foi escolhida, em 2019, a mulher mais admirada do mundo. No ano anterior, lançou sua autobiografia, “Minha História”, que logo virou best-seller. Está na Netflix, com documentário que mostra os bastidores da turnê de lançamento do livro. Tive oportunidade de participar de um evento, durante a cobertura para os veículos da RBS da campanha eleitoral em 2012, no qual Michelle discursou na Flórida. É uma das mulheres mais inteligentes do cenário cultural e político americano.
2 - O convidado
O primeiro convidado da série de nove programas é o marido e ex-presidente dos EUA Barack Obama. É ano de eleição, você deve pensar. Por isso, o casal Obama volta à mídia em apoio à candidatura de Joe Biden, que, em menos de cem dias, tentará tirar Donald Trump da Casa Branca. Talvez tudo faça mesmo parte de uma estratégia. Mas política quase não aparece nos 48 minutos do primeiro episódio. Aliás, logo na abertura, Michelle deixa claro que o foco será nas relações interpessoais.
- Minha esperança é de que esta série possa ser um lugar para explorar assuntos significativos juntos e resolver muitas das perguntas que todos estamos tentando resolver em nossas próprias vidas - afirma.
3 - Bom papo
Em tempos de pandemia, é saudável compartilharmos experiências e ouvirmos como outras pessoas interessantes estão vivendo a difícil quarentena. O papo com o marido começa com os dois divagando sobre a hiperconvivência do casal desde o início da crise do coronavírus.
- Estou amando ficar com vocês -diz o ex-presidente.
- Culturalmente, acho que nos concentramos muito mais nas coisas materiais e muito menos nos relacionamentos ou na família - comenta Michelle.
4 - Atualidade
Michelle é conectada com o tempo atual e consegue estabelecer uma relação próxima dos ouvintes em temas que dizem respeito à vida de todo mundo. Temas universais estão presentes: racismo, economia, exigência por sucesso profissional, feminismo, criação dos filhos, mercado de trabalho. Barack comenta o sentimento de competição na atualidade:
- Não somos mais nós, somos nós na frente deles. Estamos constantemente nervosos sobre onde estaremos no futuro.
Os dois falam da infância e adolescência - ela em Chicago e, depois, como advogada em Nova York. Ele, nascido no Havaí, tendo vivido em parte do tempo com a mãe na Indonésia, e depois retornado para os Estados Unidos para estudar e se tornar político.
5 - Clima intimista
O clima é de bate-papo na sala de estar. Isso torna muito agradável a experiência. A conversa flui, Barack não é um entrevistado propriamente dito, mas apenas um interlocutor, o que dá margem para conhecermos melhor a própria autora do podcast.
O ambiente intimista aproxima Barack e Michelle, casados há 28 anos, do ouvinte de forma como nunca se viu - apesar da descontração habitual e já conhecida do casal na mídia dentro e fora da Casa Branca.
Além de Barack, Michelle também conversará nos próximos episódios com o irmão, Craig Robinson, a mãe, Marian, além de amigos, como a jornalista Michelle Norris, e personalidades como o comediante Connor O`Brien. No segundo episódio, o tema será como a pandemia está influenciando a nossa saúde mental.