1 O que foi o dia D?
É como ficou conhecido o dia 6 de junho de 1944, quando tropas de Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, países conhecidos como Aliados, desembarcaram nas praias da região francesa da Normandia. À época, a França e boa parte da Europa estavam sob domínio da Alemanha, governada pelo ditador Adolf Hitler.
O 6 de junho é chamado de dia D por ter sido "decisivo" na História. Foi um desembarque simultâneo de milhares de militares em cinco praias. Embora a ação naval seja a mais famosa, a operação envolveu também intenso ataque aéreo. Paraquedistas saltaram de aviões atrás das linhas inimigas, enquanto navios com tropas avançavam pelo Canal da Mancha, entre o Reino Unido e a França.
Às 6h30min, começou o desembarque sob fogo cerrado dos alemães. Por volta da meia-noite, haviam tomado a costa. O saldo de mortos: 4,4 mil entre os aliados. Entre 4 mil e 9 mil entre os alemães.
2 Por que foi um dia importante?
O dia D mudou a história da humanidade porque marcou o início da campanha para libertar a Europa ocupada pelos nazistas. Hitler e seus aliados (Itália e Japão) haviam espalhado o terror entre populações. O maior exemplo desse horror foi o Holocausto, a morte de 6 milhões de judeus. O Dia D foi o início do fim de seu regime. Foi a maior operação militar já realizada — envolveu mais de 150 mil militares, 6,9 mil embarcações e 11,5 mil aviões. O conflito havia começado em 1939 com a invasão das tropas de Hitler à Polônia.
3 Como foi planejada a operação?
Foram mais de 300 dias de preparação da chamada Operação Overlord, o nome militar da ação. Antes do dia D, ocorreu a Operação Bodyguard, manobra falsa para enganar os inimigos. Outro jogo de cena foi a Operação Fortitude, duas movimentações militares para fazer os nazistas pensarem que os ataques viriam pela Noruega ou por Pas-de-Calais (França). As praias francesas eram chamadas por códigos. Utah e Omaha eram os locais de desembarque dos americanos. Juno onde os canadenses chegariam. Gold e Sword ficariam com os britânicos. A operação tinha sido pensada para o dia 5 de junho, mas foi adiada por causa do mau tempo.
4 A guerra acabou com o dia D?
Não. Mas foi o princípio do fim. A guerra na Europa só acabaria em 8 de maio de 1945 com a queda da Alemanha — na Ásia, seguiria até 2 de setembro, com a rendição do Japão após as bombas atômicas. A partir da Normandia, os aliados partiram para expulsar os nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direção à fronteira com a Alemanha. O dia D marcou o início do colapso do império que, segundo os nazistas, deveria durar mil anos.
5 Há veteranos daquele dia vivos?
Sim. Inclusive muitos retornam à Normandia para lembrar a façanha. Nos últimos três dias o local foi muito visitado. Um veterano, o americano Tom Rice, de 97 anos, reviveu aquele dia saltando novamente de paraquedas nesta quarta-feira (5). Líderes mundiais, como os presidentes Donald Trump (EUA) e, Emmanuel Macron (França), a rainha Elizabeth II (Reino Unido) e a chanceler Angela Merkel (Alemanha) participaram dos festejos.