A derrota do sultão
A oposição turca conquistou uma importante vitória no domingo (23), ao chegar à prefeitura de Istambul, a principal cidade do país. A perda do candidato de Recep Tayyp Erdogan é considerada a maior derrota do governo em 16 anos.
Novas sanções ao Irã
Depois do quase ataque ao Irã, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na segunda-feira (24) uma ordem executiva que impõe novas sanções econômicas ao país dos aiatolás. O decreto deve barrar o acesso de líderes iranianos a instrumentos financeiros.
Sem sinais de crime em Notre-Dame
Na quarta-feira (27), a procuradoria de Paris informou que as investigações descartam crime no incêndio da catedral de Notre-Dame. Não há indícios de que fogo tenha sido intencional. Mas foi cogitada negligência.
Cem anos do Tratado de Versalhes
Na sexta-feira (28), o mundo lembrou os cem anos do Tratado de Versalhes, que estipulou os termos da paz entre os Aliados e a Alemanha, após a I Guerra Mundial (1914-1918) ter deixado 20 milhões de mortos.
Sim ao Acordo de Paris
No encontro do G20 no Japão, que começou na sexta-feira (28), o governo brasileiro buscou apresentar uma imagem mais moderada, mas chegou armado: Jair Bolsonaro disse que não aceitaria ser advertido durante a cúpula. Na reunião dos Brics, líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul mantiveram compromisso com as metas estabelecidas no pacto de Paris sobre o clima, que buscam manter o aquecimento global abaixo de 2ºC. Em Bruxelas, União Europeia e Mercosul chegam a um acordo histórico de livre comércio após 20 anos de negociações.