Banquete de Maduro
Enquanto boa parte dos venezuelanos passa fome e outros fogem do país, o presidente Nicolás Maduro viaja. Esteve na China e na Rússia buscando empréstimo. No caminho de volta, parou em Istambul para aproveitar o restaurante do famoso chef turco Salt Bae, onde comeu carne e fumou charutos. As imagens do banquete, publicadas em redes sociais, indignaram a opinião pública venezuelana. Segundo a ONU, entre 2015 e 2017, 3,7 milhões de venezuelanos sofreram de desnutrição, quatro vezes mais do que no triênio de 2010 a 2012.
Mais um passo para a paz
Boa notícia no Extremo Oriente. O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, voltou a se reunir com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. Ainda que se tenha reservas quanto aos reais interesses de paz dos norte-coreanos, a região deu mais um passo importante. Kim prometeu desmantelar instalações de mísseis sob supervisão internacional e inutilizar uma central nuclear. Tudo se os EUA derem passos recíprocos.
Chaga social
Embora não provoquem grandes consternações, como atentados escolas ou danceterias, episódios em que atiradores abrem fogo contra aglomerações de pessoas voltaram a chamar atenção nos EUA. Foram quatro em menos de 24 horas: em Maryland, na quinta-feira, uma funcionário de um depósito de uma rede de farmácia matou três pessoas e feriu atras três. Na manhã anterior, um funcionário de uma empresa de tecnologia em Wisconsng feriu a tiros quatro colegas. Houve ataques do tipo também na Pensilvânia e em Chicago.
Brexit na berlinda
A imprensa britânica afirmou nesta sexta-feira (21) que a primeira-ministra Theresa May foi humilhada pelos líderes europeus em reunião em Salzburgo, na Áustria. Seu plano de retirar o Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, está na berlinda. Os sócios do bloco não aceitam sua ideia de sair, mantendo uma estreita relação comercial e sem fazer grandes concessões. Ela tem pouco tempo para rever seu plano.