Terror em Las Vegas
Subiu para pelo menos 58 o número de mortos no ataque de um atirador em Las Vegas, Estados Unidos. Há mais de 500 feridos. O homem, Stephen Paddock, atirou do 32º andar do resort Mandalay Bay contra multidão que participava de festival de música country. Ele se matou após o massacre.
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque a tiros, que é considerado o maior da história dos EUA. Segundo o grupo, ele teria jurado lealdade à organização há alguns meses, mas o FBI afirma que não foi encontrada nenhuma evidência de conexão de Paddock com grupos extremistas internacionais.
Em suas primeiras manifestações sobre o massacre em Las Vegas, o presidente dos EUA, Donald Trump, chamou a tragédia de "ato de pura maldade". Ele confirmou que irá visitar a cidade na quarta-feira. Trump disse que "tristeza, choque e luto" são os sentimentos dos americanos nesta segunda-feira.
UE condena referendo catalão
Do outro lado do Atlântico, segue a repercussão sobre o referendo pela independência da Catalunha. Hoje, a União Europeia considerou a consulta ilegal. A Comissão Europeia, porém, condenou as agressões policiais, que deixaram mais de 800 feridos no domingo. Paralelamente, cresce pressão por negociação entre governo espanhol e separatistas catalães. PSOE, ONU e UE pedem para que Madri e governo autônomo encontrem solução negociada para a crise.
Nobel de Medicina
Na área da ciência, três pesquisadores americanos levaram o Nobel de Medicina por pesquisas sobre relógio biológico. Trata-se de Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young.
Odebrecht no Equador
Aqui na América Latina, o procurador-geral do Equador, Carlos Baca, pediu nesta segunda-feira à Justiça que determine a prisão preventiva do vice-presidente Jorge Glas, alvo de investigação sobre o pagamento de propinas pela construtora brasileira Odebrecht no país.
Mortes na Síria
Na Síria, 16 pessoas morreram nesta segunda-feira em um atentado contra um posto policial no sul de Damasco. Os mortos são oito policiais, quatro civis e quatro vítimas não identificadas.