Julia Harlan é a máxima autoridade dos Estados Unidos no consulado que será inaugurado em Porto Alegre no próximo dia 27. Ela já assumiu suas funções como cônsul.
Diplomata de carreira do Departamento de Estado americano, ela serviu como assessora sênior da vice-secretária de Estado Heather Higginbottom, como oficial supervisora para Gestão de Postos no escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental e atuou no setor de Comunicação e Gestão de Crises do Departamento de Estado, em Washington.
Como há outros cônsules trabalhando no consulado em Porto Alegre, Julia prefere ser chamada pelo título de "oficial principal", que significa, no jargão da diplomacia americana, a encarregada do consulado. A cônsul está viajando esta semana e deve voltar a Porto Alegre na semana que vem.
No Exterior, Julia serviu nas embaixadas dos EUA na Cidade do México e Pequim e no Consulado Geral em Xangai, China.
Natural de Indiana, é bacharel em História pela Barnard College, possui Juris Doctor pela Universidade de Wisconsin, e é mestre em Relações Públicas pela School of Public and Environmental Affairs da Universidade de Indiana. Antes de ingressar no Departamento de Estado, trabalhou nas áreas de direito privado e público e foi voluntária do programa Peace Corps na Letônia.
A cônsul é casada com um diplomata de carreira e tem dois filhos.
O prédio do Consulado dos Estados Unidos fica na Avenida Assis Brasil, 1.889, em Porto Alegre. Na ocasião da inauguração do prédio, em 27 de junho, também será celebrado o 241 anos da independência americana, cuja data oficial é 4 de julho.