Desde 2015, aviões militares britânicos pousam no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, como escala rumo às Ilhas Malvinas (Falklands, para o Reino Unido). É o que comprovam novas imagens obtidas pela coluna nesta segunda-feira.
Nos registros, feitos pelo fotógrafo Raul Pereira, amante de aviação e editor do site Poa Spotter, uma aeronave Hércules C-130J, de prefixo ZH881 da Royal Air Force (força aérea britânica), aparece pousando no aeroporto da capital gaúcha, por volta das 14h do dia 6 de maio.
O uso de aeroportos brasileiros por aviões do Reino Unido em 2015 e 2016 é motivo de mal-estar entre os governos de Brasil e Argentina. Na semana passada, um documento do controle de tráfego aéreo do país vizinho veio à tona, identificando seis pousos nos aeroportos de Rio, São Paulo e Porto Alegre entre novembro e dezembro de 2016. Em 2015, foram 12 pousos.
Os aviões teriam como destino as Malvinas, território britânico no Atlântico Sul que a Argentina reivindica como seu e que foi palco de uma guerra em 1982.
Mais cedo, nesta segunda-feira, a coluna mostrou o flagrante de um pouso de outro Hércules britânico, de prefixo ZH882, em agosto de 2016.
A chancelaria argentina pediu explicações ao governo brasileiro sobre o caso. Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil não se manifesta sobre os voos. Já o Ministério da Defesa informou que o caso está com a Força Aérea Brasileira (FAB). Procurada por ZH, a FAB disse que está apurando a questão. Mas, até o momento, o governo brasileiro não reconhece o pouso dos aviões estrangeiros. O uso dos aeroportos por aeronaves britânicas tendo como destino as Malvinas viola, na opinião dos argentinos, acordos entre os dois países latino-americanos nos âmbitos do Mercosul e da Unasul.