Duas informações importantes sobre o Grêmio surgiram nesta terça (2). Conforme noticiei no Sala de Redação, o Tricolor negocia a contratação do zagueiro Yerry Mina. O colombiano, de 29 anos, passou por times como Independiente Santa Fe-COL, Palmeiras, Barcelona-ESP, Everton-ING e Fiorentina. Atualmente, está no Cagliari, da Itália. Se a negociação for concretizada, o defensor deve chegar em Porto Alegre apenas no meio deste ano.
Mina é jogador experiente e de imposição física. Chegaria, possivelmente, com condição de titular na defesa gremista. Ao que tudo indica, a dupla histórica Geromel e Kannemann estão com os meses contados. Apesar de ainda fazerem algumas boas partidas, já não são mais os mesmos e, se não forem substituídos — como é o que parece acontecer aos poucos —, precisariam de mais proteção do meio-campo.
Outro fato que informei nesta terça é que o meia-atacante Everton Galdino está de saída do Grêmio. O jogador irá atuar no futebol mexicano. Ainda não foram informados mais detalhes da negociação. Em teoria, Galdino tem vínculo com o Tricolor até o fim de 2026, mas não se sabe se sairá por empréstimo ou em definitivo.
O meia-atacante que veio da Tombense no ano passado não fez boas atuações com a camisa gremista em 2024. Ao todo, até o momento, Galdino marcou 10 gols e deu 2 assistências em 52 jogos pelo Tricolor. Ajudou em 2023, mas pouco fez na atual temporada. Liberar este atleta parece ser um bom negócio para o Grêmio.