Eu tenho muito cuidado para falar em preparo físico, principalmente se desconfiamos que ele não está bom. Vejo muitos gremistas falando que o time não tem a mesma produção em todo jogo, que começa a morrer fisicamente no segundo tempo.
Como se fala muito disso, fui atrás de razões que podem ajudar nesta dificuldade. Não sendo conhecedor científico desta área do esporte, fui buscar na idade dos jogadores alguma coisa que possa explicar. Vejamos:
Vanderlei, 36 anos
Vitor Ferraz, 32 anos
Geromel, 35 anos
Kannemann, 29 anos
Cortez, 33 anos
Maicon, 35 anos
Mateus Henrique, 22 anos
Jean Pyerre, 22 anos
Alisson, 27 anos
Diego Souza, 35 anos
Pepê, 23 anos anos
Considerei este o time principal, o ideal nos planos do treinador Renato Portaluppi. A média é de 29,9 anos, alta para um time de futebol.
Talvez existam outras razões para o time não correr muito, se é que não corre, mas nisto não me atrevo a opinar. Fica esta observação: os jogadores do Grêmio, em média, têm idade avançada.
Claro que interessa o que eles jogam, mas ter preparo físico para todo jogo continua sendo fundamental. O intrigante, só para lembrar os dois últimos jogos, é que no Gre-Nal, mesmo contra 10 homens por bom período, quem teve mais a bola no segundo tempo foi o Inter. Contra o Coritiba, uma arrancada maravilhosa e, no segundo tempo, o time correu muito menos e permitiu ao adversário o crescimento na partida.