Geromel treinou e vai jogar o clássico. Kannemann não treinou e está fora. Sua ausência só não será desastrosa para o Grêmio porque David Braz é um bom zagueiro. E, nestes jogos competitivos, o jogador tem se mostrado adequado, não se importando com as dificuldades. Ou seja, um zagueiro pronto para enfrentar estas situações. Claro que o melhor seria ter Kannemann, que, junto com Geromel, forma uma dupla de zaga espetacular.
Renato escalará os três volantes que tem em mãos. Seus articuladores não têm as condições necessárias para jogar, e ele recorre a uma situação tática que não considera a ideal, mas é o que tem para o momento. Maicon tem o prejuízo porque, muitas vezes, recebe a bola de costas para o campo adversário, o que não significa seu padrão melhor. Matheus Henrique e Lucas Silva fazem as duras tarefas de marcação.
Cebolinha, em primeiríssimo plano, é candidato a brilhar com sua velocidade e sua técnica. E como faz tempo que ele não marca gols em Gre-Nais, deve estar babando também. Já Diego Souza não tem velocidade, mas tem muita técnica para pifar companheiros e uma capacidade de conclusão muito boa que o tornaram, até agora, o goleador do Tricolor.