O Gauchão terá um gramado sintético alinhado com as tecnologias mais modernas em 2019. O São José pretende finalizar até a primeira metade de dezembro a troca do piso do Passo D'Areia, alvo de críticas e sempre centro de polêmicas a cada começo de Estadual.
O clube está em fase final de retirada do gramado antigo. A próxima etapa será a de nivelamento do terreno. Depois disso, será feita a colocação de um novo piso, importado. O custo da obra gira em torno de R$ 600 mil e atenderá às exigências da FGF e da CBF. A partir de abril, o São José disputará a Série C.
Segundo o gerente de futebol Luciano Oliveira, o novo gramado tem uma tecnologia de absorção do calor. A alta temperatura do piso sintético nos jogos do Gauchão, sempre disputado em pleno verão, levou a FGF a marcar para o fim de tarde ou noite os jogos do clube em campeonatos anteriores. Outra medida contra o calor que o São José estuda é a colocação de um sistema de irrigação por fora do campo.
A adoção do sintético se dá pelo fato de o terreno do Passo D'Areia ser extremamente úmido, o que dificulta a manutenção de um gramado natural. Além disso, o clube usa o campo também para treinos e para jogos das categorias de base.