As quartas de final da Copa Wianey Carlet começam nesta quarta-feira (7), com os jogos de ida. Restam oito times na briga pelo título: Real Sport Club, Grêmio B, Inter B, Aimoré, São José, Avenida, Gaúcho e Ypiranga. São quatro equipes da Capital e Região Metropolitana, um do Litoral e três do interior do Estado.
A Copa Wianey Carlet vale bem mais que apenas uma taça no armário do clube campeão ou do vice. A chegada entre as primeiras colocações pode render um calendário mais completo em 2019 ou um reforço extremamente importante no caixa dos clubes. De acordo com o regulamento, o campeão da "Copinha", escolhe qual competição nacional quer disputar na próxima temporada: Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil. A primeira opção reflete em um ano com mais jogos. A segunda, mais dinheiro. O que escolher?
Entre os oito, cinco já têm competições nacionais previstas
Na fase de quartas, Grêmio e Inter, que disputam a Copa Wianey Carlet com times "B", têm vagas no Brasileirão. São José, de Porto Alegre, e Ypiranga, de Erechim, estão garantidos na Série C. E o Avenida, de Santa Cruz do Sul, vai disputar a Série D do Brasileirão em 2019 por ter conquistado este direito no Gauchão de 2018. Restam Real Sport Club, de Capão da Canoa, Aimoré, de São Leopoldo, e Gaúcho, de Passo Fundo, na briga por uma vaga na quarta divisão do campeonato nacional na próxima temporada. De acordo com a posição deles no final do torneio, a escolha também pode ser pela Copa do Brasil. O direito de escolha cabe ao campeão. O que ele não escolher, fica para o outro.
Para a Série D, só estão na disputa Real, Aimoré e Gaúcho. Para a Copa do Brasil, Ypiranga e Avenida também estão na luta pela vaga. São José, terceiro colocado no Gauchão 2018, tem vaga garantida na competição eliminatória. O time de Santa Cruz do Sul se garante na Copa do Brasil se o Grêmio confirmar vaga entre os seis primeiros do Brasileirão e disputar a Libertadores 2019.
Jogos de Ida - 07/11
16h - Real x Ypiranga, em Tramandaí
16h - Gaúcho x Inter B, em Passo Fundo
17h - Grêmio B x São José, em Eldorado do Sul
20h - Aimoré x Avenida, em São Leopoldo
As escolhas de 2017 deram certo em 2018
No ano passado, o São José levantou a taça da Copa Paulo Sant'Ana. E o Aimoré, ficou com a segunda colocação. O "Zequinha" escolheu disputar a Série D e se deu bem. O time do técnico Rafael Jacques chegou entre os quatro finalistas e garantiu o acesso à Série C em 2019. Já a equipe de São Leopoldo disputou a Copa do Brasil. Foi uma única fase em que o time acabou eliminado pelo Cuiabá-MT. Mas só esta participação, na primeira fase, rendeu cerca de R$ 500 mil ao Aimoré, dinheiro que foi fundamental para a montagem do grupo que foi vice-campeão da Segundona Gaúcha em 2018 com vaga no Gauchão do ano que vem.