O número de denúncias por aglomeração em Porto Alegre surpreendeu pela baixa quantidade no feriadão de Natal. Entre quinta (24) e domingo (27), a Guarda Municipal recebeu apenas 15 registros do tipo na Capital.
— Acreditamos que se deva a uma reunião de fatores. É uma época em que as pessoas viajam muito para Interior e Litoral. É possível também que estejam mais conscientes, ou até denunciando menos — explica Marcelo Nascimento, comandante da Guarda Municipal.
Das 15 denúncias recebidas na Capital, duas geraram autuações. No bairro Aberta dos Morros, a loja de conveniência de um posto de gasolina foi notificada pelo desrespeito ao distanciamento social na noite de sábado. Na madrugada de domingo, um baile funk no Campo da Tuca, na Zona Leste, foi evitado graças à ação conjunta com a Brigada Militar.
Dos outros 13 registros – denunciando aglomerações em parques, estabelecimentos comerciais e festas particulares – a grande maioria foi considerada improcedente pela Guarda Municipal, que via de regra orienta as pessoas a irem para casa. Um reforço na fiscalização está previsto para o feriadão de Ano-Novo, quando um maior número de festas costuma ocorrer.
— Estamos prevendo um maior número de denúncias. Sem o tradicional réveillon na Orla, estaremos com a atenção voltada para as aglomerações — afirma o Comandante, ressaltando que todas as ligações recebidas pelos números 156 e 153 são verificadas pela corporação.
Com Rossana Ruschel