Shoppings e restaurantes devem abrir novamente aos domingos, em Porto Alegre, a partir do próximo fim de semana. A tendência é de que o prefeito Marchezan faça esse anúncio na quarta-feira (7), em uma reunião com entidades empresariais.
Em uma carta enviada na terça (6), um grupo de 25 instituições pede a Marchezan uma série de flexibilizações para o comércio e para a gastronomia. Nos shoppings, aos domingos, a proposta é que as lojas funcionem entre as 14h e as 20h. É provável que esse horário seja atendido, embora ainda não haja uma definição na prefeitura.
Já as demandas que envolvem as lojas de rua, ao que tudo indica, não devem prosperar. O principal pedido é para que elas passem a operar, durante a semana, até as 19h – e não mais até as 17h, como ocorre hoje –, mas o governo entende que seria arriscado.
Também é improvável que os bares e restaurantes sejam liberados para funcionar até a meia-noite, como pedem os empresários. A diferença é que, agora, eles estarão livres para abrir aos domingos, tanto dentro quanto fora dos shoppings.