O campeão e o vice já foram Petrópolis e Centro Histórico; hoje são Sarandi e Partenon. Em três meses, os bairros com mais casos de coronavírus em Porto Alegre mudaram claramente de perfil (veja, no fim do texto, os 10 primeiros atualmente e há três meses). A maioria agora está nas periferias, onde vive a população de baixa renda, e não mais na região central da cidade.
– A Lomba do Pinheiro, por exemplo, tinha poucos casos no início da pandemia e, agora, tem mais de mil – diz a gerente da unidade de Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Maciel Pinto.
Ela lembra que os primeiros infectados eram pessoas com alto poder aquisitivo, que se contaminaram em viagens fora do país. Portanto, era natural que, no início da pandemia, regiões mais abastadas tivessem uma incidência maior do vírus.
Mas, conforme a transmissão avança, a quantidade de doentes vai se espalhando igualmente por toda a cidade. Ou seja: bairros com maior população terão mais pessoas infectadas. O Sarandi, campeão de casos (são 1.171), é o bairro mais populoso da Capital, com 59.711 moradores. Partenon e Lomba do Pinheiro – que ocupam o segundo e o terceiro lugar – também estão entre os bairros com maior número de habitantes.
– Como é uma doença respiratória, ela atinge todo mundo. Não é como a dengue, por exemplo, que costuma ser mais territorial e surge onde há menos saneamento – diz o secretário municipal adjunto de Saúde, o epidemiologista Natan Katz.
Segundo Natan, a periferia passou a conviver com o coronavírus depois que alguns moradores se contaminaram na região central – que é onde estão os postos de trabalho, os terminais de ônibus, o comércio e grande parte da oferta de serviços da Capital. Mas Juliana Maciel Pinto, da Vigilância Epidemiológica, lembra que os mais pobres estão, sim, em muitos casos, mais expostos à contaminação do vírus:
– Home office é uma realidade distante para eles. E muitos têm dificuldade de isolamento dentro da própria casa, onde várias pessoas podem dividir a mesma peça.
Bairros com mais casos de coronavírus
Hoje:
1) Sarandi - 1.171
2) Partenon - 1.046
3) Lomba do Pinheiro - 1.029
4) Centro Histórico - 845
5) Petrópolis - 827
6) Restinga - 815
7) Santa Tereza - 672
8) Santa Rosa de Lima - 625
9) Vila Nova - 609
10) Cristal - 586
Em junho:
1) Petrópolis - 98
2) Centro Histórico - 60
3) Rio Branco - 54
4) Partenon - 51
5) Bela Vista - 51
6) Santana - 50
7) Sarandi - 49
8) Menino Deus - 48
9) Lomba do Pinheiro - 46
10) Mont'Serrat - 46