Funciona assim: como a lixeira é bonitona, as pessoas naturalmente vão olhar para ela – e, ao olharem para ela, vão ler a mensagem grudada na lata. Essa é a estratégia do projeto descARTE, que pretende conscientizar as pessoas sobre a (vexatória, pode-se dizer) separação de resíduos em Porto Alegre.
Todo dia, na capital gaúcha, apenas 65 toneladas de lixo reciclável são aproveitadas. O quádruplo disso – 260 toneladas – poderia ser reutilizado, mas acaba perdendo a serventia porque o cidadão descarta errado.
– Nossa ideia é atrair as pessoas e questionar: "Você sabe pra onde esse lixo vai?" – explica Juliana Maciel, da Smile Flame, empresa que promove o descARTE em parceria com o restaurante Ohana Poke & Rolls.
Três artistas foram convidados para personalizar 20 lixeiras: Paula Plim, Tiago Berao e Maick Sei Lá. As obras serão apresentadas no próximo sábado, às 15h30min, em frente ao Ohana (Avenida Mariland, 965), em uma exposição aberta ao público com música, cerveja e gastronomia havaiana.
Depois, cada tonel vai para um diferente estabelecimento da cidade – entre eles, Pizzeria Ciao, Severo Burger, Café do Mercado, Céu Bar + Arte, Brizza Forneria, Vasco 1020, Agulha e por aí afora. Nas lixeiras, os cartazes farão provocações pertinentes. Por exemplo: "E aí, vai tomar uma cerveja? Vai de lata! Sabia que 98% do alumínio é reciclável?".
Ah, não custa lembrar: 200 famílias de Porto Alegre vivem do lixo reciclável. Se tudo fosse descartado certinho, seria uma obra-prima.
Com Rossana Ruschel