Liberal de carteirinha, o vereador Ricardo Gomes (PP) quer abrir o mercado de ônibus turísticos em Porto Alegre – e assim acabar com o monopólio da prefeitura, que opera a tradicional Linha Turismo. Setores do próprio governo veem com bons olhos a iniciativa.
Gomes protocolou na Câmara um projeto que altera o modelo de atuação das prestadoras do serviço. Hoje, no modelo de permissão, a prefeitura precisa fazer licitação e ainda definir preços, trajetos, número de veículos, tudo. No modelo de autorização, proposto pelo vereador, a própria empresa estabelece suas regras – e o governo apenas libera ou veta, como o alvará de um bar, por exemplo.
– Pelo menos três companhias já quiseram operar aqui, mas desistiram em razão do modelo burocrático – afirma Gomes, que foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico no governo Marchezan, entre janeiro e agosto de 2017.
Mercado não falta: além das rotas tradicionais, há uma série de possibilidades temáticas. Imagine um tour dos museus. Ou das cervejarias. Ou das igrejas, da zona rural, da dupla Gre-Nal, da vida boêmia, dos cemitérios...
– Se alguém quiser fazer uma linha turística especificamente na Semana Farroupilha, vai conseguir – projeta o vereador.
Colaborou Rossana Ruschel