Pouca gente percebe ao circular por ali, mas as obras de um hotel no lugar do antigo Cinema Astor, na esquina da Benjamin Constant com a Cristóvão Colombo, já começaram. O empreendimento vai revitalizar a histórica fachada em estilo eclético, mas essa será uma das últimas etapas.
– Estamos na primeira parte do trabalho, fazendo as paredes de contenção e as fundações – diz Daniel Brites, diretor-geral da Endutex Hotéis Brasil, empresa do grupo português Endutex.
A construção do prédio em si, com 10 andares e 149 quartos, além de um estacionamento no subsolo, só deve começar no primeiro trimestre de 2019. Depois da inauguração, prevista para 2021, a ideia é que os pedestres consigam transitar entre o hotel e a fachada – que retornará à sua cor original, o amarelo, e terá novamente esquadrias coloridas, idênticas às que ostentou na década de 1920.
O antigo prédio do Cinema Astor tinha 1.395 cadeiras quando foi inaugurado, em 1923. Naquela época, ainda se chamava Cinema Orpheu – por isso, há uma escultura do personagem mitológico no topo da fachada. O nome Astor veio após uma reforma nos anos 1960, mas o cinema acabou desativado em 1994. Só sobrou a frente e as laterais.