Para ganhar um troféu dourado e 15 medalhas, as cinco equipes terão de pintar uma escola, doar sangue, fazer criança rir, entregar alimentos e brincar com vovôs. São só algumas atividades da Gincana Solidária, que começou no dia 1º e se estende até 31 de agosto – mas só nos finais de semana –, em Porto Alegre.
– A ideia é estimular boas ações por meio de uma disputa: as pessoas ajudam quem precisa e ainda se divertem – diz o presidente do Grupo Solidário Só os Fortes, Alencar Fonseca Guimarães, 48 anos, morador do bairro Santo Antônio.
A gincana começou após 20 amigos se conhecerem em um grupo de Facebook que estimulava o voluntariado. No primeiro churrasco da turma, uma ideia diferente: todos levariam alimentos para doação. Assim nasceu esse coletivo que há quatro anos promove ações solidárias em creches, asilos e instituições de caridade.
Na manhã de ontem, as cinco equipes pintaram o prédio da Escola Estadual Ana Neri, na Zona Norte. Valia 50 pontos – cada tarefa tem uma pontuação diferente. Quem completar mais atividades é campeão da gincana mais generosa da cidade.