Erguida em 1923, a imponente fachada do antigo Cinema Astor — hoje caindo aos pedaços na esquina da Benjamin Constant com a Cristóvão Colombo — será revitalizada pela empresa que vai construir um hotel de 10 andares no local.
As obras do empreendimento devem começar até o final de janeiro — no fim do mês passado, a Secretaria de Meio Ambiente emitiu a licença que autoriza a construção. Com 149 quartos e um estacionamento no subsolo, o Hotel Moov será inaugurado em 2020, após um investimento de R$ 32 milhões.
— O maior desafio do projeto era integrar a fachada antiga com o prédio novo, além de promover a interação da população com aquele espaço — afirma Daniel Brites, diretor- geral da Endutex Hotéis Brasil, empresa do grupo português Endutex.
A ideia é que os pedestres que caminham pela Benjamin Constant possam transitar entre o hotel e a fachada – que retornará à sua cor original, o amarelo, e terá novamente esquadrias coloridas, idênticas às que ostentou nos anos 1920.
Uma projeção de como ficará a fachada na esquina da Benjamin com a Cristóvão:
Em estilo eclético, o antigo prédio do Cinema Astor tinha 1.395 cadeiras quando foi inaugurado. Naquela época, ainda se chamava Cinema Orpheu – por isso, há uma escultura do personagem mitológico no topo da fachada. O nome Astor veio após uma reforma nos anos 1960, mas o cinema acabou desativado em 1994. Só sobrou a frente e as laterais.
Segundo o diretor da Endutex, o Moov “ não é um hotel de luxo, mas surpreende pela qualidade do serviço”.