Correção: a primeira versão do parque ocupará cerca de 250 metros de extensão na beira do Guaíba, e não 700 metros, como publicado entre 15h7min e 18h28min de 6 de julho. O texto já foi corrigido.
Construído em apenas 60 dias, um parque de 10 mil metros quadrados na beira do Guaíba – trata-se da mesma área da Praça Matriz – será aberto ao público na próxima terça-feira (10), na região do antigo Estaleiro Só.
É uma espécie de prévia do que será o Parque Pontal, que terá o triplo desse tamanho quando ficar pronto, daqui a três anos, no mesmo local. Tudo faz parte do empreendimento da BMPar e da Melnick Even: além da área pública, a obra terá shopping center, hotel, escritórios e complexo de saúde.
Essa primeira versão do parque, bem menor, ficará a disposição da população por cerca de dois anos. Enquanto isso, as edificações serão erguidas no entorno da área.
Até lá, uma série de eventos musicais e esportivos serão promovidos para aproximar o público do espaço – também é uma estratégia, claro, para neutralizar as resistências à obra. O local terá deques para assistir ao pôr do sol, palco multiuso, prainha à beira do Guaíba, área para food trucks, bicicletário e quadra de areia.
Passados dois anos, o ambiente será destruído para dar lugar ao Parque Pontal – três vezes maior –, cujo projeto ainda está em estudo. Nesta sexta-feira (6), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente emitiu a licença ambiental que autoriza o início das construções na área.