Nem a rua mais bonita do mundo escapa. No bairro Independência, a violência em Porto Alegre fez com que a Gonçalo de Carvalho, conhecida pelas árvores que se unem e formam um corredor verde acima da via, ganhasse enfeites não tão bonitos. Para alertar quem passa pelo local, foram colocadas placas que avisam sobre a criminalidade: "Atenção: área de assalto. Faça o boletim de ocorrência".
Em uma caminhada pelo local na manhã deste sábado (16), a reportagem de GaúchaZH encontrou nove postes com os cartazes. Os moradores entrevistados não souberam informar quem colocou os avisos, mas afirmam que a ação ocorreu há menos de um mês — alguns deles estão rasgados, com partes faltando, como se alguém tivesse tentado retirá-los.
Quem mora por ali se mostra assustado. Um grupo conta que, entre segunda e quarta-feira passadas, dois carros foram levados na Gonçalo de Carvalho. Os alvos foram um casal que saía para comemorar o Dia dos Namorados à noite, e uma jovem que chegava para trabalhar às 7h30min.
Morador da rua há 14 anos, Gerson Lenzi diz que a situação piorou nos últimos seis meses e defende o uso dos cartazes no local.
— Não sei quem colocou, mas acho bom. Claro que vão assaltar igual, mas pelo menos as pessoas ficam mais atentas — argumenta.
Ele conta que estaciona o carro sempre em frente ao prédio em que mora. Quando não tem vaga ali, deixa perto, mas pede para o flanelinha dar um toque se o local preferido desocupar. Aí, desce e troca de vaga.
O problema não se resume a roubo de veículos: celulares, bolsas e demais itens pessoais também são levados.
No começo da rua, o atendente de um trailer de cachorro-quente resume o cenário:
— Em um mês aqui, nós ouvimos pelo menos cinco relatos de assaltos.
Marco Antônio da Silva Ribeiro, que trabalha em um estacionamento na via, procura motivos para o alto número de assaltos.
— Aqui é perto do aeroporto, dá pra sair da cidade, ir pra Canoas, Cachoeirinha. É uma rota de fuga fácil — palpita.