Um dia de música, arte e gastronomia em prol da melhoria de um espaço que, devido a sua arquitetura histórica, virou referência em cultura na Capital. Essa é a ideia do Baita Teto, evento marcado para 29 de outubro no pátio do complexo Vila Flores. Das 16h às 22h, haverá apresentação do grupo de poesia falada Slam Peleia, show da banda Ultramen e discotecagem com a DJ Piá. O valor dos ingressos será revertido para a reforma do telhado de uma das edificações do conjunto no bairro Floresta.
De acordo com Antonia Wallig, gestora cultural do Vila Flores, o prédio que passará por reforma é um galpão que abriga regularmente concertos de música, espetáculos de teatro, apresentações de dança, exposições de artes visuais, entre outras atividades.
A atual estrutura de madeira do telhado será substituída por um material mais resistente, com vigas metálicas — hoje, as escoras necessárias para dar sustentação à cobertura atrapalham as atividades. As telhas originais, feitas de barro, serão mantidas para não descaracterizar o visual do prédio construído em 1928.
A obra está prevista para janeiro e fevereiro de 2018. Entre os planos futuros da associação, está a reforma dos painéis expositivos, das instalações elétricas, do piso e das aberturas, além da instalação de um sistema de climatização no espaço.
— O galpão é multiuso, mas tem várias limitações. A iluminação dos espetáculos, por exemplo, é feita no improviso. Queremos qualificar esse espaço — diz Antonia.
Projetado pelo arquiteto Joseph Lutzenberger, alemão que se estabeleceu em Porto Alegre na década de 1920, o complexo Vila Flores é formado por três edificações que somam 2,4 mil metros quadrados. Ali funcionam mais de 30 empresas, todas voltadas para a área criativa. Grupos de teatro, artistas visuais e estúdios de design, entre outros, promovem uma agenda intensa de atividades, sempre voltadas para quatro áreas: arte e cultura, educação, arquitetura e empreendedorismo.
Serviço
O quê: Evento Baita Teto
Quando: 29 de outubro (domingo), das 16h às 22h
Onde: Vila Flores (entrada pela Rua Hoffmann, 459, bairro Floresta)
Ingressos: R$ 15 (pelo site sympla.com.br/baita-teto__194937) e R$ 20 (na hora)