A parceria estreava no festival: o poeta Antônio Augusto Ferreira e o compositor Ewerton Ferreira. As três canções que inscreveram para aquela 10ª edição da Califórnia da Canção Nativa foram pré-selecionadas e apresentadas nas três noites eliminatórias ocorridas em dezembro de 1980.
No dia 11, o chamamé Veterano, no dia 12, a milonga Entardecer e no dia 13, a toada Pago Perdido. E todas foram classificadas entre as 12 que participaram da noite final.
Numa edição memorável do grande evento uruguaianense, que contou com as presenças inesquecíveis de Inezita Barroso, do mestre Sivuca e do genial Atahualpa Yupanqui, e que destacou entre os finalistas autores como Luiz Carlos Borges e Antônio Carlos Machado, Vitor Ramil e José Fogaça, além dos intérpretes Maria Luiza Benitez e Jorge André Brittes, o prêmio máximo, a Calhandra de Ouro, coube à canção Veterano, que teve a interpretação de Leopoldo Rassier acompanhado pelo conjunto Os Serranos.
Leia mais
Morre aos 72 anos o compositor Antonio Augusto Ferreira
Clássicos Gauchescos: Ewerton Ferreira conta a história da música "Veterano"
Veterano fala do tempo do homem. De memórias e de esquecimentos, de viços e de vigores que se esmaecem. Constata um ocaso e preserva lembranças de sol a pino. É o giro da vida: seremos, somos e de repente já deixamos de ser. Ainda assim, seguimos a construir nossas eternas casas de areia sobre alicerces de vento. E assim permanecemos, posto que estamos sempre indo embora.
O poeta nos deixou em março de 2008, mas sua voz permanece cantando em cada fundão de campo onde um rude peão cantarola sobre o lombo do pingo numa manhã de primavera: "se lembro o tempo de quebra, a vida volta pra trás, sou bagual que não e entrega assim no más..."
O poeta, que por meio de tantas vozes cantou, continua cantando, pois conseguiu transformar-se todo ele em sua própria e infinita canção. Anda o Tocaio fundido ao coração da gente. Segue o Tocaio a inventar cacimbas para nos matar a sede. Olha lá na eternidade o Antônio Augusto, o Tocaio Ferreira, um menino de alma leve voando sobre os pelegos deixando na polvadeira o cantochão da saudade.