Principal linha de crédito à disposição dos produtores rurais que desejam modernizar máquinas e equipamentos, o Moderfrota receberá aporte de R$ 2,5 bilhões do governo federal. O reforço de recursos foi confirmado nesta quinta-feira pelo Ministério da Agricultura ao Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers). Até então, estavam previstos R$ 5 bilhões dentro do Plano Safra 2016/2017.
– É um reforço importante, que nos dará a garantia de que não faltará recursos nos próximos meses, evitando o arranca e para dos negócios – avalia Cláudio Bier, presidente do Simers.
Mesmo com recursos disponíveis, as indústrias reclamam da demora na liberação dos financiamentos.
– O mercado de máquinas é muito dependente de crédito. A exigência de garantias está maior, retardando a liberação de crédito no país – disse Renato Silva, diretor de vendas e marketing da Pla, fabricante argentina de pulverizadores autopropelidos.
A espera média de 60 dias, segundo o executivo, passou para 90 dias. Com cerca de 5% do mercado de pulverizadores no Brasil, a Pla espera fechar 2016 com retração de 5% a 7% nos negócios, na comparação com o ano passado. Para 2017, a expectativa é de retomada dos negócios, com crescimento de pelo menos 15% nas vendas do segmento.
– Estamos trabalhando no reposicionamento da marca, reforçando a nossa presença especialmente na Região Sul – completa Silva.