Sim, minha coluna é sobre América Latina, mas, pensando bem, o Brasil, o Rio Grande do Sul e Frederico Westphalen ficam exatamente nessa região. Logo, falarei sobre essa acolhedora cidade. A feira do livro em Frederico Westphalen, já na 34ª edição, é um exemplo de organização e sensibilidade.
Foi uma noite muito, mas muito bacana mesmo.
Fui convidado para participar da abertura e integrei uma conversa com o Luciano Davi, o Paulo Brito e o Cleber Bertoncello, com mediação do jornalista Eduardo Ritter, professor do campus frederiquense da UFSM e nitidamente um colega apaixonado por nossa linda profissão.
Foi um prazer reencontrar o Brito e o Cleber.
Também foi ótimo conhecer o Luciano e o Eduardo.
Na ida para o evento, eu e o Luciano (que já viveu em Frederico), dirigente colorado cheio de planos maravilhosos para o seu clube, conversamos muito sobre futebol e identificamos, entre outras coincidências, certa ojeriza ao tipo de rivalidade que temos no nosso Estado. Ele falou sobre o clube dele, e eu do meu. Duas grandes instituições, ora pois.
Engraçado que o Luciano se tornou dirigente incentivado pelo filho colorado. Também escrevi meus livros incentivado pelo filho gremista.
A foto é da amiga Gilda Pulcherio.
Minha ida a Frederico foi aquilo que chamamos de bate-volta. Cheguei à tarde e me vim à noite, vibrando com a classificação gremista na Copa do Brasil.
Fiquei com uma vontadezinha de conhecer melhor Frederico.
Também fiquei com vontade de conhecer melhor a obra da querida patrona (ou "patronesse", como eles dizem) Nery Wirti.
A personagem que ela criou, a Bela, do livro "Bela, boneca de pano e de sonhos", é um encantadora.
Houve uma interpretação musical, uma apresentação de crianças, arte pura.
O pianista Everton Leonardo Drechsler fez uma apresentação de puro talento, improvisando no acordeão e no teclado. A apresentação "Costurando Sonhos" (sobre a Bela) teve a coordenação de Danilo André Gregory e da professora Ana Jaqueline Nunes, com a participação do Grupo Pettit Ballet (o maravilhoso Grupo Pettit Ballet!!!).
Realmente, uma noite muito especial.
Agradeço em especial à secretária da Educação, Sidene Fátima Stieven Buzatto, pela acolhida.
Claro, aproveitei para falar sobre os meus livros "Coligay - Tricolor e de todas as cores", "Somos azuis, pretos e brancos" e "Viagem à alma tricolor em 7 epopeias". A "Trilogia tricolor".
Abaixo, a poesia de Nery Wirti dedicada à feira:
É FESTA OUTRA VEZ
O sol dourando a praça,
livros cheios de sonho,
livros cheios de graça.
É festa outra vez!
Explosão de alegria,
algazarra de crianças
abraçando a feira,
onde tudo pode acontecer!
É festa outra vez!
Palavras brincando
de esconde-esconde
nas cores, nos sons.
Quem vai encontrar?
Que bom!