Renato Portaluppi não gosta de improvisar, é uma de suas qualidades. Porém, Paulo Miranda na lateral direita não é improviso, como Eder Militão, noutro padrão. São jogadores versáteis, podem jogar em mais de uma posição satisfatoriamente. Galhardo foi mal na eliminação da Copa do Brasil e respondeu bem na goleada do Grêmio sobre o Cruzeiro no Brasileirão.
O treinador que não gosta de improvisar andou usando o jogador na linha de meio, um improviso malsucedido. O que pode levar o técnico a lançar mão de Paulo Miranda no lado é o poder de fogo do Flamengo nas semifinais da Libertadores. Pode ser testado nos treinos, talvez aconteça contra o Santos na próxima rodada, não creio que seja nesta contra o Goiás na Arena.
O Grêmio vem de goleada e boa atuação, Renato repetirá o time e faz bem. O confronto com o Flamengo é só em outubro, sobra tempo de pensar e testar alternativas para um lado da defesa que já não terá Geromel. De resto, Tardelli receberá uma sequência de jogos para garantir lugar na hora do filé.