Faltam menos de 15 dias para a estreia colorada na Libertadores, e o torcedor não tem mais do que seis titulares absolutos em sua equipe. O goleiro, a dupla de zaga, a dupla de volantes e o meia-atacante do lado direito vivem a tranquilidade dos previamente escalados.
As laterais, o corredor esquerdo, o atacante e o meia ou volante do tripé de meio-campo são posições em que Odair Hellmann vai buscando encontrar donos ou inquilinos na base da tentativa e erro. Bons times de futebol também se fazem com a cooperação do acaso, sim. Se o treinador fosse ruim, o fortuito só atrapalharia. Não é o caso do Inter, que tem bom técnico e um elenco que, na média, é melhor do que o de 2018. Ao citar o acaso, me refiro a Nonato, volante-meia que apareceu e prometeu em menos de 90 minutos contra o Caxias. Tão promissor que deve estar em campo contra o Avenida neste fim de semana, transmissão da RBS TV.
Se Marcelo Lomba, Rodrigo Moledo, Cuesta, Rodrigo Dourado, Edenilson e Nico López são indiscutíveis, a lateral direita está com Zeca, mas não há quem aposte ser este seu destino definitivo. Na esquerda, Uendel acabou de ser titular contra o Caxias, Iago é discutido desde a metade do ano passado. Patrick já foi dos que não se discutiam seis meses atrás, perdeu a posição para si mesmo e fez o gol da vitória há uma semana. Enquanto Paolo Guerrero não estreia, o comando do ataque está em mãos de Pedro Lucas. E, finalmente, como em outras tantas vezes, é preciso encarar o futuro de D'Alessandro. Esteve no banco domingo passado, pareceu contrariado, e é natural se estivesse. Ainda o vejo como titular neste Inter de 2019, mesmo que não seja em toda quarta e domingo.
Dos até aqui não citados, William Pottker, Wellington Silva e Neilton completam a lista de quem se candidata a estar entre os 11, mesmo que não tenham conseguido performance ou regularidade suficiente para uma reivindicação mais forte.
Passando Palestino ou Talleres, nenhum deles tem a qualidade individual do grupo de jogadores do Inter. Ambos, porém, já estão em estágio mais avançado de formatação de time. No grupo que também tem o River Plate, cada partida será épica para os colorados. Pela amostragem, o Inter vai terminar de ajustar uma ideia de time e respectivas peças lá pela terceira rodada da fase de grupos.