O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deram início ao processo de compra emergencial de 50 mil cestas básicas. O objetivo é distribuir os mantimentos aos atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul a partir da semana que vem.
- Estes alimentos irão direto para o armazém da Conab em Canoas, e junto com Defesa Civil e os municípios vamos organizar a distribuição. Já estamos recebendo as primeiras demandas, então hoje vamos encaminhar a compra – explicou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
A definição ocorreu durante reunião no Palácio do Planalto para coordenação de ações aos atingidos pelas chuvas. No encontro, também ficou acertada a instalação de um escritório de crise em Porto Alegre. O presidente da Conab estará na comitiva que retorna ao Rio Grande do Sul neste sábado (04).
Nos próximos dias, técnicos da companhia também irão a campo para avaliar o impacto das enchentes para a agricultura.
- Estávamos celebrando uma grande safra no Rio Grande do Sul, o que a gente projetava na safra 2023/2024 aqui na Conab era um crescimento de 45% na produção. Uma parte importante da safra já foi colhida, mas haverá impacto. Assim que a chuva cessar e for possível, nossa equipe vai a campo apurar o levantamento e garantir a formulação das políticas de reconstrução – concluiu.