Diante do imenso volume de doações feitas em Brasília, as Forças Armadas dão início neste sábado (11) a uma ação conjunta com voluntários para o transporte de 427 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul. Os itens serão divididos entre três aeronaves e 19 carretas.
— Eu vim fazer isso por conta própria e espero que sirva de exemplo para outros colegas. O sentimento de querer ajudar veio das imagens que eu vi na TV e na hora que eu olhei para a minha família. Eu tenho cinco filhas, senti como se aquilo tudo fosse comigo — disse Marcos Antônio Dias, proprietário de uma transportadora que irá dirigir uma de suas carretas até o Rio Grande do Sul.
Nos últimos dias, doadores formaram filas diariamente na Base Aérea de Brasília para a entrega de água, alimentos, roupas e outros itens aos atingidos pelas enchentes. A campanha "Todos Unidos pelo Sul" se espalhou pelo comércio, prédios residenciais e empresariais, escolas e igrejas.
A decisão de formar um comboio de carretas do Exército e de empresários que se dispuseram a ajudar levou em conta a demora que a Força Aérea Brasileira (FAB) levaria para fazer todo o transporte por via aérea. O cargueiro KC-390, um dos maiores à disposição, pode levar em torno de 20 toneladas de mantimentos.
Além dos dois cargueiros com 40 toneladas, uma aeronave da Latam carregando sete toneladas foi mobilizada. As 19 carretas somarão 380 toneladas.
A Base Aérea de Brasília continuará aberta para receber novas doações na semana que vem.