As acusações de abuso de poder econômico que pesam contra o senador Jorge Seif (PL-SC) pela campanha de 2022 são bem mais graves do que as suspeitas que envolvem o senador Sergio Moro (União-PR). Ambos foram absolvidos na primeira instância da Justiça Eleitoral, e agora terão de se defender junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso de Seif está na pauta da sessão da noite desta terça-feira (30).
Ex-secretário da Pesca no governo de Jair Bolsonaro, Seif foi eleito por influência direta do apoio recebido do ex-presidente e de empresários locais. Uma das acusações considera justamente o apoio logístico e político do empresário Luciano Hang. Isso teria gerado desequilíbrio na disputa. Juristas com trânsito nos tribunais superiores consideram as suspeitas robustas. Na comparação com Moro, veem mais chances de cassação de Seif.
No entanto, mesmo entre pessoas que conhecem a dinâmica do poder em Brasília, é difícil achar alguém que antecipe o placar. A cautela leva em conta a pressão política que foi exercida nos últimos dias. Muito além da análise técnica dos fatos, a crise institucional envolvendo o Congresso e o Judiciário poderá pesar na decisão. Seif tem estatura política e capacidade de articulação limitadas. Mas ele estabeleceu uma relação muito próxima de amizade com Bolsonaro, e salvar seu mandato virou prioridade para membros da oposição.
Diante dos recentes recados do Senado ao STF sobre não tolerar interferências no Legislativo, há um temor nas cortes superiores de que a cassação de mandatos parlamentares reacenda a chama de iniciativas com restrições ao Judiciário. Por isso, o desfecho do julgamento desta terça é considerado imprevisível.
O cálculo não é apenas imediato, também leva em conta as previsões entre políticos experientes em Brasília de que a partir de 2026 a composição do Senado será majoritariamente de parlamentares de direita, muitos com disposição de retaliar atos praticados agora pelo Judiciário. Por todo este contexto, as suspeitas de abuso de poder econômico poderão ficar em segundo plano na análise desta noite.