O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu os decretos de situação de emergência emitidos pelas prefeituras de Caraá e Maquiné, no Litoral Norte. Uma edição extra do Diário Oficial da União deve ser publicada ainda nesta quarta-feira (21) oficializando a medida.
O reconhecimento dos decretos é o primeiro passo para liberação de recursos às cidades, fortemente impactadas pelo ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada.
Ainda será necessária a aprovação pelo ministério dos planos de trabalho enviados por cada município. Técnicos envolvidos na análise disseram à coluna que, se estiverem dentro do padrão, estes documentos podem ser aprovados em poucos dias.
O governador Eduardo Leite se reuniu com o titular do MIDR, Waldez Góes, nesta quarta, para discutir a agilização dos repasses. Além da ajuda humanitária, há preocupação em acelerar a reconstrução de pontes, estradas e prédios destruídos pelo ciclone.
Conforme o mais recente balanço da Defesa Civil gaúcha, divulgado na terça-feira (20), ao menos 14 municípios já decretaram situação de emergência no Estado em decorrência do fenômeno climático, que deixou mais de 14,5 mil desalojados e 1,5 mil desabrigados. Dezesseis pessoas morreram, sendo que cinco óbitos foram registrados em Caraá e três em Maquiné.