Depois de temporal no litoral de São Paulo em fevereiro de 2023, a multinacional brasileira de soluções ambientais Ambipar começou a restaurar áreas verdes afetadas pela chuva.
A força da água morro abaixo arrastou plantas e parte importante do solo, devastação também provocada pela a enchente de maio no RS.
Em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, o projeto da Ambipar recuperou cerca de 200 hectares de área de floresta. Desde janeiro, plantou cerca de 1 tonelada de sementes. A restauração do bioma reduz o risco de novos deslizamentos de terra.
— Há bastante interesse de replicar o trabalho no Rio Grande do Sul, observando as características geográficas e da vegetação. Até recebemos contato da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), mas ainda não avançou — afirma o diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar, Gabriel Estevam.
A semeadura foi feita por drones que jogaram biocápsulas nos terrenos e se encerra na próxima semana. O monitoramento vai seguir por mais um ano.
O projeto com tecnologia da Ambipar tem parceria de Instituto Conservação Costeira (ICC), Concessionária Tamoios, Fundação Florestal e Cetesb, órgãos do governo do Estado de São Paulo.
*Colaborou João Pedro Cecchini