Resposta curta? Não. Parece incrível, mas é fato. A Bluesky, que vem ocupando o espaço do X (ex-Twitter) no Brasil, ainda não tem representante legal no país.
A situação é paradoxal porque o X foi suspenso exatamente por ter... fechado o escritório no Brasil e ficado sem representante legal por aqui, como determina a lei.
A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Conforme o Infomoney, site de finanças que pertence à XP Investimentos, a rede está “em contato ativo com advogados, tanto nos EUA quanto no Brasil, para garantir conformidade com as regras”.
Então, por mais que a situação factual seja contraditória, há diferença essencial de postura: o X fez questão de quebrar a conformidade, o Bluesky garante que vai avançar nesse caminho. Claro, o prazo será decisivo para determinar se é uma saia-justa momentânea ou pode perdurar.
O Bluesky não se parece tanto com o Twitter à toa: foi fundado pelo ex-dono do passarinho azul, Jack Dorsey, com participação de executivos que saíram da empresa depois da compra por Elon Musk.
Sem sede ou estrutura física, a operação ainda é totalmente remota no mundo. A coluna enviou consulta ao Bluesky e vai atualizar essa nota assim que receber a resposta.
Na quarta-feira (4), a rede social da borboleta branca sobre fundo azul publicou um texto de "boas-vindas" aos 2,2 milhões de brasileiros que se uniram "nos últimos dias", mas não há menção ao tema do representante legal.
A íntegra das boas-vindas
Que semana! Nos últimos dias mais de 2.6 milhões de usuários se registraram na plataforma, sendo que mais de 85% são Brasileiros. Sejam muito bem vindos, estamos muito contentes por tê-los aqui!
Qual o diferencial do Bluesky?
Por base, o Bluesky te prioriza e te dá mais controle. Aqui você pode escolher a experiência social que mais te agrada.
Nossa comunidade cresceu organicamente e está cheia de autores, artistas, jornalistas, políticos, entre outros. Os usuários brasileiros que já usam a plataforma notam que eles têm uma qualidade de engajamento com muito mais qualidade do que em qualquer outra plataforma.
Além disso, o Bluesky é um ecossistema aberto. Nós criamos uma rede social aberta para que qualquer desenvolvedor seja capaz de modificá-la através do AT Protocol (o nome dele é Atmosphere). Essa abertura diz respeito ao fato do Bluesky ser um projeto colaborativo, diferente de outras redes sociais que são controladas por uma única empresa. Qualquer um pode construir feeds, moderar e até criar aplicativos completamente novos usando a nossa plataforma.
Quando o Bluesky vai liberar vídeos e trending topics?
Os vídeos já estarão disponíveis na nossa próxima grande atualização, e nós também já estamos trabalhando nos trending topics. Estamos ligados nos feedbacks de vocês e super contentes com essa animação.
Quais são as particularidades do Bluesky?
Feeds Customizados
Além do cronológico feed Seguindo e o clássico Discover, você pode experimentar feeds novos! Por exemplo, caso você queira ver postagens dos seus amigos que não postam muito — tente Quiet Posters. Caso queira ver o conteúdo mais postado no dia anterior em toda a plataforma, experimente o Catch Up.
Qualquer um pode criar e se inscrever nos feeds. Ao invés de providenciarmos apenas um algoritmo, nós deixamos nossos usuários escolherem. Você está no controle. Dessa forma a ideia é promover discussões mais saudáveis mesmo porque não incentivamos esquemas para aumentar engajamento, desinformação, fake news ou qualquer tipo de abuso.
Nomes de Usuário
Caso você seja dono de um site, pode usar o nome dele como nome de usuário. Por exemplo, a Folha de S. Paulo escolheu usar @folha.com como nome. Ah, mas não esqueça que você só pode usar o nome de usuário de um site que seja seu, pois essa é uma forma de mostrar que, por exemplo, você é a Folha de S. Paulo real. Esse é um jeito de se provar legítimo.
Você pode brincar e se divertir inventando! Por exemplo, muitas Swifties escolheram nomes de usuário que terminam com “swifties.social,” coisa que você pode configurar usando essa ferramenta aqui.
Caso tenha interesse em comprar e gerenciar um site através do nosso parceiro Namecheap, você pode fazer isso aqui.
Estou cansado de criar contas novas em redes sociais! É garantia que o Bluesky vai continuar vivo?
Nós sabemos, compreendemos profundamente essa sua preocupação. Mas o Bluesky está aqui para ficar.
Quando uma plataforma como o X fecha você perde contato com todos os seus amigos de lá. Mas como o Bluesky é uma rede cujo código é aberto você consegue levar seus seguidores com você. Dessa forma você sempre será capaz de manter contato com seus amigos. (caso esteja interessado em detalhes técnicos, tem mais informações sobre a portabilidade de contas aqui.)
E digo mais! Por ser uma rede social aberta, desenvolvedores independentes podem construir aplicativos inteiramente novos e promover outras experiências a vocês. Imagine uma plataforma de blog ou um aplicativo de fotos nessa mesma rede com todos os seus amigos já conectados. Você não vai precisar se inscrever em outro aplicativo social desta vez — estará criando uma identidade social online que é apenas sua.
Como o Bluesky lida com liberdade de expressão e moderação de conteúdo?
Segurança e promoção de espaços saudáveis para conversas é uma questão central para o Bluesky. Nosso time de moderação está de pé 24/7 e consegue responder a maioria das denúncias em poucos dias. Para denunciar uma postagem ou uma conta, simplesmente clique no menu indicado com três pontinhos e em “Denunciar Postagem” ou “Denúnciar Conta”.
Ao mesmo tempo, nós entendemos que não existe uma única forma que sirva para moderar todos os espaços. Então, além da base sólida em relação às políticas de moderação do Bluesky, vocês podem se inscrever em outras organizações que confiem, ou mesmo em outras comunidades que tenham algum conhecimento específico e que podem adicionar regras de moderação. (Leia mais sobre formas de acrescentar regras de moderação aqui.)
Como vocês planejam lidar com as fake news eleitorais?
Aaron Rodericks, o cabeça do time de segurança e promoção de saúde na plataforma, já teve que lidar com essas questões no Twitter e trouxe sua experiência para cá. Nosso time de moderação revisa o conteúdo ou a conta em busca de desinformação, coisa que os usuários podem denunciar diretamente do aplicativo. Em caso de violações severas como risco de boicotes a votação ou as eleições oficiais nós poderemos remover o conteúdo ou até a conta. Na maioria dos casos nós revisamos as reivindicações de que um conteúdo é falso buscando informações em fontes confiáveis e nos reservamos o direito de classificar postagens como desinformação.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo