Com fábrica em Eldorado do Sul, cidade praticamente varrida pela enchente de maio, a empresa de telecomunicações Datacom vai investir R$ 33,7 milhões em inovação e desenvolvimento de novos produtos.
A companhia já oferece soluções com tecnologia nacional. Agora, quer ampliar a participação no setor.
O projeto prevê a criação de 21 postos de trabalho, dos quais oito em pesquisa e desenvolvimento. Com o acréscimo, a empresa deverá alcançar quadro total de 450 trabalhadores.
Cerca de 90% dos recursos do projeto (R$ 30 milhões) vêm de financiamento do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações do BNDES.
— Serão importantes para viabilizar investimentos, principalmente em novas linhas de switches (equipamentos ou softwares que organizam o tráfego de dados) voltados à rede 5G e de roteadores, com evoluções significativas no sistema de rede que opera todos os produtos da empresa — afirma o presidente da Datacom, Antonio Carlos Porto.
O plano de inovação da empresa vai se estender até o próximo ano. A fábrica de Eldorado do Sul tem 3 mil metros quadrados e capacidade para produzir cerca de 30 mil equipamentos por mês.
*Colaborou João Pedro Cecchini