Não entraram novos alunos na ESPM em 2024. A escola de Ensino Superior que marcou época em Porto Alegre não teve adesão suficiente para abrir turmas. O vestibular até foi realizado, no início deste ano, mas sem quantidade necessária de candidatos aprovados. Na etapa de inverno, a prova nem foi realizada.
Segundo funcionários da empresa, já se especula sobre o fechamento da graduação caso não sejam abertas turmas no próximo ano. A ESPM mantém apenas os cursos de Publicidade e Design em Porto Alegre. Os demais (Administração, Design de Moda, Jornalismo e Relações Internacionais) haviam sido encerrados no ano passado.
Uma das causas apontadas por funcionários para baixa procura são os preços. As mensalidades da ESPM estão ao redor de R$ 6 mil - valor semelhante aos cobrados em unidades da empresa em São Paulo e Rio de Janeiro. Para comparação, as mensalidades dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design na PUCRS estão, em média, cerca de
R$ 3,3 mil ao mês.
Segundo fontes próximas à ESPM, não foram abertas turmas neste ano por retração no mercado de educação que afetam não só a ESPM, mas diversas escolas de Ensino Superior.
Sobre a não realização do vestibular de inverno, conforme a empresa, "a decisão foi tomada considerando a baixa demanda histórica em processos de meio de ano nessa praça, agravada pela enchente histórica no Estado". A empresa não comenta especulações de funcionários.
Por enquanto, as aulas continuam sendo ministradas na unidade da Rua Guilherme Schell, no bairro Santo Antônio. A unidade da Padre Chagas ainda não foi ativada. A empresa também não comenta sobre o andamento das obras.
* Colaborou João Pedro Cecchini