Depois de anunciar um novo campus na Capital, a escola de Ensino Superior ESPM decidiu encerrar quatro cursos, alguns dos quais marcaram sua atuação em Porto Alegre.
Não haverá mais ingressos nas graduações de Administração, Design de Moda, Jornalismo e Relações Internacionais. Isso significa que só serão mantidos os cursos de Publicidade e Design - Comunicação Visual.
Especialmente nos dois últimos, a ESPM havia se tornado uma referência. A comunicação foi feita à equipe local na segunda-feira (4). Nesta terça (5), a instituição de ensino confirmou a decisão à coluna, em nota (leia a íntegra abaixo). Não explicou exatamente os motivos, o que a coluna havia pedido, mas afirmou ter tomado a decisão "após análise das demandas e tendências do cenário local".
Ainda conforme a escola, os alunos que já estão matriculados nesses cursos vão seguir tendo aulas normalmente até a formatura. A ESPM foi fundada em 1951 com o nome Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, por um grupo de publicitários. Na Capital, tem cursos desde 1985.
As aulas continuam sendo ministradas na unidade da Rua Guilherme Schell, no bairro Santo Antônio. A unidade da Padre Chagas ainda não chegou a ser ativada. Conforme informação recebida pelos professores e funcionários, não haverá demissões em massa. Os contratos serão mantidos até a conclusão dos cursos que serão descontinuados.
A íntegra da nota da escola
"A ESPM esclarece que realiza constante atualização na grade curricular e na oferta de cursos, em todas as praças onde atua, sempre pautada pela sua estreita conexão com o mercado de trabalho. Após análise das demandas e tendências do cenário local, a ESPM decidiu por reposicionar os cursos de Graduação da unidade Porto Alegre e reforçar o foco nas áreas de Comunicação e Publicidade e Design - Comunicação Visual. A decisão não afeta os alunos atualmente matriculados nos demais cursos, que seguirão tendo aulas normalmente até sua formatura."
* Colaborou Mathias Boni