Depois da orientação da Acrefi para que os bancos flexibilizem a cobrança de clientes afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul, o Bradesco anunciou condições especiais (clique aqui para saber quais são) e foi seguido pelo Itaú.
Para empresas, o maior banco do país vai suspender temporariamente a cobrança de pagamentos em atraso, mesmo antes da tragédia, e também dar possibilidade de "pular parcelas" por meio de repactuação das dívidas.
Para pessoas, vai isentar tarifas e anuidades de conta corrente e cartões, suspender encargos de parcelamento de fatura e outros e até devolver valores cobrados na forma de tarifas e juros, se necessário.
Para os clientes corporativos, as medidas excepcionais incluem, ainda, a suspensão de mensalidades e tarifas de conta corrente e na Rede (maquininhas) por pelo menos três meses, a manutenção de limites de crédito e a oferta de novas linhas especiais. Outra medida, para pessoas e empresas, será avisar os clientes que têm seguros de vida ou patrimoniais, com aceleração dos processos.
Além das medidas destinadas a clientes, o Itaú definiu medidas de socorro à população atingida, depois de consultas ao governo do Estado. Vai doar R$ 5 milhões para custear voos humanitários para a região, com itens como doações e mantimentos, uma iniciativa da companhia aérea Azul, e mais R$ 5 milhões para a organização não-governamental União Brasil para destinar recursos com agilidade para a população. Vai também engajar seus funcionários em campanha de doação de recursos, em que cada real doado terá outro como contrapartida do banco.
O Itaú informa que está "monitorando permanentemente a situação da Região Sul do Brasil, e novos aportes financeiros e medidas emergenciais poderão ser implementadas de acordo com a necessidade". Além disso, discute com parceiros e o poder público ações para a reconstrução das cidades impactadas pelas chuvas.
PARA LEMBRAR: na urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui