Uma das maiores entidades nacionais do segmento financeiro, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), está recomendando a todos os seus associados que "criem mecanismos para flexibilizar e amenizar as ações de cobrança e de pagamentos de títulos nesse período".
A comunicado foi emitido nesta sexta-feira (3), em que a Acrefi fala em "consternação" com os problemas enfrentados no Estado em decorrência da enxurrada dos últimos dias.
A própria entidade reconhece que "é complexo modificar sistemas e rotinas pré-estabelecidas" nos bancos e outras instituições financeiras. Pondera, no entanto, que "em momentos como esse, acreditamos que a solidariedade é nossa maior riqueza".
A coluna não pode concordar mais. Dadas as circunstâncias, nos próximos dias e semanas ótimos pagadores podem, por circunstâncias totalmente fora de seu controle, não conseguir honrar seus compromissos de pagamento.
Não só para não perder bons clientes, mas também para contribuir com a sua parte do gigantesco esforço que será necessário para reconstruir o Estado, essa medida pode fazer muita diferença.
A íntegra da nota
"É com muita consternação que a Acrefi vem acompanhando os problemas enfrentados pelo estado do Rio Grande do Sul, provocados pelas chuvas intensas nos últimos dias. Considerada umas das maiores catástrofes climáticas em nosso país, as chuvas já deixaram dezenas vítimas, ao passo que milhares tiveram de abandonar suas residências.
A crefi vem, de forma solidária, recomendar a seus associados e ao mercado como um todo, que nesse momento de extrema vulnerabilidade pela qual a população rio-grandense está passando, que se criem mecanismos para flexibilizar e amenizar as ações de cobrança e de pagamentos de títulos nesse período.
Sabemos o quanto é complexo modificar sistemas e rotinas pré-estabelecidas, mas em momentos como esse, acreditamos que a solidariedade é nossa maior riqueza.
Trazemos também uma reflexão à toda a sociedade civil sobre a necessidade - que já deixou de ser urgente -, em agirmos em prol de soluções que mitiguem os efeitos climáticos em nosso planeta.
Não obstante, a agenda voltada ao ESG, em especial nesse caso, à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, na visão da Acrefi, precisa ganhar protagonismo em nossas ações diárias.
De forma objetiva, também pedimos doações ao povo do Rio Grande Sul, que poderão ser realizadas pela chave PIX (CNPJ): 92.958.800/0001-38, “SOS Rio Grande do Sul”, vinculada ao Banrisul.
Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para reconstrução da infraestrutura das cidades.
Para lembrar: para a urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui.